Candidate-se a vagas não divulgadas…

Estratégias para envio de currículo para empresas que não tem vagas anunciadas.

Buscar uma vaga de emprego é uma jornada desgastante, que muitas vezes desanima. Porque você normalmente concorre com muitos candidatos à mesma vaga. Aí, a pergunta que surge, é: como me destacar da multidão?

Este breve roteiro apresenta uma estratégia para diferenciar-se no mercado. Quando você envia seu currículo para vagas anunciadas, você automaticamente entra numa disputa com a concorrência que também visualizou ou foi informada dessa vaga. Isso diminui sensivelmente suas possibilidades.

Ao buscar uma oportunidade em empresas que não tem vagas anunciadas, você passa inicialmente a concorrer sozinho para uma eventual oportunidade.

Como fazer?

Se não tiver, é importante criar um perfil no LinkedIn.com – muitas oportunidades surgem nessa plataforma. Conecte-se com pessoas de empresas que você tem interesse. Interaja, engaje-se:

1) Fazer uma pesquisa de empresas nas quais você tem simpatia, e tem um real interesse em participar de um processo de seleção. (internet é o melhor meio, Linkedin é uma ótima fonte), mas pode fazer pesquisas pela cidade, com amigos (eu costumava usar revistas atualizadas com anúncios), seja criativo também.

2) Descobrir quem é o responsável pelo setor/departamento em que gostaria de trabalhar. O melhor caminho é telefonar para a empresa e gentilmente conversar com a recepcionista ou secretária para descobrir o nome, telefone (se possível), cargo e email dessa pessoa.

O Linkedin é outro caminho indicado para essa pesquisa. O Site da empresa que você tem interesse, as vezes tem os contatos das pessoas. (No linkedin, se encontrar o perfil de uma empresa, em pessoas, você descobre pessoas que estão no linkedin que trabalham naquela empresa).

3) Personalizar uma carta de apresentação (pode ser um e-mail), para envio de currículo não solicitado com os dados da empresa, da pessoa a quem vai enviar o currículo, suas qualificações, competências, seu interesse, motivo por que quer/gostaria de uma oportunidade naquela empresa, (seja criativo para se vender), etc…

4) Atualizar seu currículo, no campo OBJETIVO – colocar especificamente a vaga desejada naquela empresa, a área ou o setor que você quer se candidatar.

5) Enviar a carta (esta pode ser descrita no corpo do e-mail.  Eu sempre anexo ela também ao e-mail, juntamente com o currículo. * Para algumas empresas, se possível, ainda pode entregar pessoalmente, num envelope endereçado à pessoa responsável. Pode enviar pelo correio (isso pode até surpreender).

6) Espere 1 a 2 dias no máximo e telefone para a pessoa a quem destinou seu currículo e a carta, para certificar-se que recebeu e já há possibilidade de uma resposta.

Se a resposta for negativa. Respira, ergue a cabeça e parte para outras oportunidades/empresas. Mas você mostrou iniciativa e pode até ser indicada pela pessoa que não tem a vaga, mas conhece alguém que talvez tenha.

Obs.:   Você pode usar essa estratégia (carta de apresentação) com empresas que tenham suas vagas anunciadas. Isso irá diferenciar da concorrência.

Caso tenha dúvidas, meus contatos:

Caso tenha dúvidas, entre em contato:  sigmarsabin@gentedevendas.com.br 

Anexos – Clique no link e baixe para seu uso.

@Carta de apresentação para currículo não solicitado

@ 8 dicas para te ajudar com o currículo

@Como fazer uma carta de apresentação nota dez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.